Firewall-MPE

 

 

 

 

 

Foi-se embora o mito de que não existe site invulnerável, hoje um site pode ser muito bem protegido e com um super firewall, pois a segurança tem evoluído muito no que tange as invasões na internet.

No entanto, o que estamos dizendo é que seu site pode ser muito bem protegido e não que ele é ou está muito bem protegido, tem diferença…

Procurar segurança e controle para o site é fundamental não só para os grandes portais, mas também para a micro e pequena empresa. Você não quer acordar pela manhã e descobrir que a privacidade da sua empresa ou página foi invadida, não é mesmo?

  • Quem pode invadir minha página?

As intenções de um hacker são sempre distintas. Este quem vos fala, conhece o caso onde um hacker teve o trabalho de invadir a página de uma pequena imobiliária local apenas para ridicularizar com ela, provavelmente foi uma cutucada de algum pequeno concorrente. Que jogo baixo hein?

Isso prova que não só empresas grandes como empresas pequenas, que são irrelevantes no mercado de vendas da internet ou que simplesmente servem para prestar informações, pode ser alvo de invasores.

Vamos conferir algumas dicas sobre como se proteger:

  • A segurança começa “em casa”

Mantenha seu computador livre de vírus, malwares e spywares com um firewall e outros programas de proteção de computadores. Caso você já tenha programas responsáveis por te proteger contra estas pragas, verifique semanalmente se eles estão atualizados e ativados conforme necessário.

Já ouviu falar em Keylogger? Keylogger’s são programas espiões que ficam ocultos no seu computador, sem que você veja eles roubam suas senhas e seus dados importantes, certifique-se de não ter sido infectado por um “bichinho” destes.

Cuide onde navega, muitas vezes você entrega seu computador nas mãos de pessoas desconhecidas sem nem ao mesmo perceber, então tome cuidado com aquilo que acessa e aquilo que baixa.

Manter sua conexão com a internet segura é muito importante, pois seu computador pode ser uma brecha para quem pretende capturar dados do seu site.

  • Proíba a “circulação” de pessoas

Algumas vezes, você poderá necessitar de alguém que entenda mais do que você para ajudar a fazer alguma coisa no seu site.

Quando for acessar as configurações para adicionar um membro novo ao painel, dê apenas as permissões necessárias para que ele exerça a atividade necessária. Por exemplo, alguém que foi contratado para escrever um artigo não necessita de poderes administrativos totais sobre a página, ele pode ser colocado apenas como um editor ou um autor.

Além de esculhambada, sua página também pode ser roubada, mantenha o olho aberto quando contratar algo alguém para ajudar em alguma coisa no seu site… Se você der autorização para qualquer pessoa acessar seu computador, o firewall não vai poder fazer nada.

  • O melhor lugar para guardar uma senha é na cabeça

É indicado que você tenha senhas diferentes para cada serviço que acessar, especialmente para serviços relacionados ao seu site e a sua empresa.

Use senhas que não tenham ligação com você de preferência, coloque caracteres especiais e espalhe números, quanto mais difícil, melhor será a senha.

Claro, você nem sempre vai lembrar facilmente de todas as senhas que tem se usar uma senha difícil diferente para cada conta, mas caso queira anotar use papel e caneta, são mais seguros.

Pense nos dados da sua empresa como algo que você precisa defender a todo o custo, seu site, é como um portfólio ou um curriculum seu, então são importantes e precisam estar impecáveis, não é mesmo?

  • Procure ajuda quando necessário

Quando não souber ao certo como se proteger ou não tiver certeza se o seu endereço virtual está seguro, procure ajuda de quem entende do assunto.

O roubo de dados e a quebra do sigilo do seu site são caracterizados como crime, mas não vai ser nada fácil pegar aquele que cometeu o delito, então é melhor prevenir do que remediar.

Anotou tudo aí? Agora é só começar a colocar cada uma dessas dicas em prática e ver que o seu computador vai ficar muito mais protegido, com programas antivírus, firewall e outros. Me conte nos comentários o que você achou do post de hoje e fique sempre ligado por aqui, estou sempre postando coisas novas.

Até a próxima.